Desenvolvimento Sustentável como meta

Blogueiro, Presidente Nacional do PRB Vitor Paulo, Presidente do PRB Campos Vieira Reis

Ao abrirmos mão dos interesses privados em prol dos interesses coletivos, passamos a construção de uma obra perfeita. Quando conscientes dos desafios os cidadãos organizados passam a defender o conceito integral da cidadania, e justamente respeitando o meio ambiente, que nossa labuta tem papel fundamental na construção de uma nova nação brasileira.

Estamos vivendo dias onde somente indicar quem são os culpados pelo processo de poluição da Terra não irá mudar esse quadro preocupante que nos encontramos. Temos é que discutir as medidas urgentes que vamos tomar para começar a desaquecer o Planeta.

Nesse processo o Brasil tem uma participação importante, pois temos que cumprir metas estabelecidas de redução de emissão de gases de efeito estufa, até 2020, de 36,1% a 38,9%, ao mesmo tempo em que precisamos reduzir o desmatamento na Amazônia em 80%, também até 2020.

No setor siderúrgico vamos priorizar a utilização do carvão vegetal, e não o carvão mineral como forma também de minimizar a emissão de gases de efeito estufa. Nossa matriz energética já é considerada a mais limpa do mundo, do ponto de vista da energia elétrica, pois hoje utilizamos 80% de energia limpa.

São fatores consideráveis que colocaram nosso país numa posição de destaque na busca do desenvolvimento sustentável. O que esperávamos da COP-15 era o reconhecimento diplomático da necessidade de manter o Protocolo de Quioto, infelizmente não houve um acordo. Vamos transformar essa frustração que foi vista em Copenhague, num impulso forte e positivo.

E o povo brasileiro consciente de que os recursos naturais são finitos, tem base para atuar de forma conjunta, (executivo, legislativo, judiciário e sociedade) dando prioridade as questões urgentes como reduzir o uso das matérias primas, pois desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.

Dessa forma estamos nos empenhando para cumprir nossa missão, não somente na conservação do meio ambiente, mas principalmente garantirmos qualidade de vida para nós e nossas futuras gerações.

Washington Luiz – Escritor e Jornalista on-line

Comentários