QUE A MODA PEGUE....


Para fazer valer a proibição do uso do tabaco em ambientes fechados de bares, restaurantes, shoppings e baladas, a fiscalização em São Paulo vai contar com “bafômetros do cigarro”.

Durante as blitze, serão usados 15 aparelhos que conseguem detectar a presença de fumaça, ainda que nenhum fumante seja flagrado no ato com a bituca em mãos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, responsável por coordenar a fiscalização, os “fumômetros” serão uma das ferramentas para identificar o estabelecimento infrator.

Além desses equipamentos, outros indícios podem render multa, como cinzeiros, bitucas, falta de placas informativas, além do flagrante do cliente (ou funcionário da empresa) fumando.

O principal material liberado pelo tabaco é o monóxido de carbono, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e os oncologistas, pode provocar até câncer de pulmão no fumante passivo.

A justificativa da nova legislação, até por isso, é proteger a saúde de quem não fuma mas está sujeito aos malefícios provocados pela fumaça alheia.

Fonte:Portalig